HASP promove homenagem às mães e visita PET
14/05/2021Cientistas estudam como a espiritualidade pode ajudar na cura de doenças
25/08/2021O Dia 12 de Maio é o Dia Internacional da Enfermagem. Nos dias 11 a 13 de maio , o Hospital Adventista de São Paulo (HASP) promoveu uma semana especial com o tema: “O trabalho da Enfermagem no contexto de crise”.
A programação contou com a participação de duas palestrantes externas que falaram sobre questões técnicas e científicas do trabalho do enfermeiro em tempos difíceis. Elas trouxeram a questão da necessidade do cuidado.
“Nós tivemos oficinas práticas, com atividades lúdicas, onde nós abordamos a prevenção de acidentes com materiais perfurocortantes em virtude da demanda e do aumento do trabalho. Nós também realizamos oficinas por dois dias com o objetivo de fazer o nosso profissional refletir e relembrar os cuidados para evitar os acidentes”, declarou Érika Siqueira, gerente de Enfermagem do HASP. Em comemoração também ao Dia Mundial de Higienização das Mãos e ao Dia Nacional do Controle das Infecções Hospitalares, o último dia foi destinado a esses temas.
Os profissionais também tiveram momentos de descontração, com concursos de piadas, música e doces. “Todos os setores puderam participar conosco das atividades, do sorteio de brindes e premiações. Também tivemos cultos especiais com pastores convidados e um momento de cuidado e carinho com duas consultoras de beleza”, explicou a gerente.
Cartas aos profissionais de saúde
Além da semana especial promovida pelo Hospital, no dia 12 de maio houve a entrega das cartinhas de alguns alunos dos colégios adventistas da Associação Paulista Central (região de Campinas) para médicos e enfermeiros do HASP. A ação foi um sucesso e teve muita emoção. Tanto para quem escreveu as cartas, como para quem as recebeu.
As cartas remanescentes serão entregues para os profissionais que não puderam estar presentes para evitar aglomeração. “Foi muito gratificante levar um pouquinho de carinho para os profissionais que estão na linha de frente, pois muitas vezes eles ficam em segundo plano. Eles só cuidam e não são cuidados”, disse Camila Piazzi, gerente da Hospitalidade do HASP.
“Nós hoje no hospital temos mais de 800 colaboradores e o maior número é da Enfermagem. Nós estamos enfrentando uma pandemia há mais de um ano e as pessoas estão cansadas e fatigadas mentalmente. A equipe teve a oportunidade de se distrair um pouco de tanta tensão que estamos vivendo”, declarou Douglas Charpinel, Gerente Médico do Hospital Adventista de São Paulo.