HASP realiza programação especial no Dia da Enfermagem
17/05/2021HASP promove Culto de Ação de Graças
09/12/2021O Hospital Adventista de São Paulo é uma instituição de saúde mantida pela Igreja Adventista do Sétimo Dia. Apesar de não ter o objetivo de fazer proselitismo com seus pacientes, os colaboradores e equipe médica têm o costume de orar ou ler algum versículo da Bíblia para os enfermos. A instituição também possui um serviço de capelania que oferece suporte por meio de visitas, estudos bíblicos e orações.
De acordo com reportagem publicada em maio de 2021 pela BBC Brasil, “raiva, rancor, orgulho, medo e egoísmo são sentimentos comuns a todos os seres humanos e podem estar no cerne de boa parte das doenças enfrentadas pela humanidade, segundo a própria medicina. Várias instituições no Brasil e no mundo vêm se dedicando a estudar até que ponto a saúde do indivíduo é influenciada, literalmente, pelo seu estado de espírito”. Segundo a BBC, instituições como a Sociedade Brasileira de Cardiologia, Instituto de Psiquiatria da USP e a Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora – investigam o quanto a espiritualidade auxilia na cura de doenças físicas e psíquicas – que podem ser agravadas a partir de sentimentos ruins e pensamentos destrutivos.
“A espiritualidade é um estado mental e emocional que norteia atitudes, pensamentos, ações e reações nas circunstâncias da vida de relacionamento, sendo passível de observação e mensuração científica”, diz o médico Álvaro Avezum Júnior, diretor da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp), Para o pastor e capelão do Hospital Adventista de São Paulo, José Brito, Deus capacitou o ser humano com a oração e a fé como ferramentas poderosas de cura. “Não temos o poder, mas nos ligamos à fonte de poder que é Deus. O desejo por parte de Deus para a restauração já existe, mas Ele tem prazer em atuar em união com os Seus filhos. É o que chamamos de poder divino com o esforço humano. A comunhão entre Deus e seus agentes é muito benéfica para a saúde dos pacientes. Nós já presenciamos muitas histórias aqui no Hospital Adventista de São Paulo”, declarou Brito.
Para o diretor clínico do Hospital, Dorival Duarte, a espiritualidade tem uma importância significativa pelo fato de trazer paz e confiança aos pacientes. “Quando o paciente tem a concepção bem clara que a sua vida está nas mãos de alguém que é maior que ele, naturalmente isso lhe dá paz e tranquilidade. Tais fatores ajudam a reduzir e combater o estresse e a ansiedade. Se temos um paciente menos ansioso, porque ele confia em alguém como a sua fonte de vida, ele terá uma recuperação mais tranquila e menos turbulenta. A espiritualidade e a oração tem sim um papel importante na recuperação física”, ressaltou o médico.