Hotelaria Hospitalar

Hotelaria Hospitalar é denominada a área responsável pela gestão das demandas não assistenciais de pacientes e familiares durante seu período de permanência.

Hotéis e hospitais têm muito em comum por suas estruturas e formatos. Serviços como higienização, lavanderia, manutenção, recepção e cozinha, por exemplo, são genericamente parecidos, porém tecnicamente distintos.


Em um hotel a hospedagem é um fim enquanto em um hospital é um meio

Hospitais também podem se apropriar do glamour da hotelaria convencional e da forma de atender, recebendo o cliente com a mesma hospitalidade dispensada em uma situação puramente hoteleira.

Embora não haja como disfarçar a doença e suas consequências, o conceito de hotelaria hospitalar é voltado para a vida, construindo um ambiente onde tanto paciente quanto o acompanhante se sintam confortáveis e queridos para que possam focar no que realmente importa: a plena recuperação do doente.

Aqui no Hospital Adventista de São Paulo, contamos com apartamentos individuais e coletivos, além das unidades de terapia intensiva e semi-intensiva.

Todos os nossos leitos são providos de TV, Ar Condicionado, Frigobar e Wi-Fi;
Em nossas UTIs contamos com sistema de reconhecimento facial para acesso, o que garante segurança ao paciente. Nesta unidade, todos os leitos possuem monitorização por câmeras de vídeo que ficam ligadas diretamente no posto de enfermagem local.


Quanto ao nosso regimento para visitação e acompanhamento:

Horários:

Apartamento e/ou enfermaria: das 10h00 às 21h00
Unidade Semi Intensiva: das 10h00 às 21h00
Unidade de Terapia Intensiva : das 13h00 às 20h00

Acompanhamento:

Apartamento: 1 acompanhante
Enfermaria – Somente para pacientes abaixo de 18 anos e/ou acima de 60 anos: 1 acompanhante

Visitas:

Apartamento: 2 pessoas
Enfermaria: 1 pessoa
Unidade Semi Intensiva: 2 pessoas
Unidade de Terapia Intensiva: 2 pessoas

Hospitais são locais que acolhem pessoas doentes que precisam de cuidados médicos. Por isso, são propícios a hospedar bactérias, vírus, fungos e muitos outros agentes que podem ser transmitidos de uma pessoa para outra. Crianças menores de 12 anos possuem o sistema imunológico, isto é, a defesa contra esses micro-organismos causadores de doenças, mais frágil que o dos adultos, portanto correm mais riscos de adquirirem enfermidades, por este motivo não é permitido a visita de crianças nesta faixa etária, exceto sob autorização médica expressa.

O nosso serviço de nutrição e dietética, oferece, diariamente, 5 refeições por paciente.

Os acompanhantes de pacientes menores de 18 anos e maiores de 60 anos, tem direito, gratuitamente as 3 principais refeições (desjejum, almoço e jantar). Já os acompanhantes de pacientes entre 18-59 anos podem adquirir as 3 principais refeições, consulte tabela de valores na recepção do hospital.

Itens que você não deve esquecer para a internação: chinelo, pijama (fornecemos camisolas hospitalares para todos os pacientes), roupas íntimas, itens de higiene pessoal, além dos documentos pessoais necessários: Cartão do convênio; RG e CPF do paciente e responsável pela internação.

Importante: para cirurgias eletivas é necessário portar também pedido médico e autorização prévia do convênio. Já em caso de cirurgia particular, necessário o comprovante de pagamento ou orçamento recebido.

Aqui no HASP, contamos ainda com o serviço de Hospitalidade, que tem como função, inspirar as pessoas ao bom acolhimento e o atendimento ao cliente, por meio da gentileza e da cortesia no dia a dia como forma de aperfeiçoar as práticas diárias e o relacionamento entre pessoas, sendo um exemplo.

Além de tirar dos ombros da assistência solicitações que não tem nada a ver com as suas atividades, ser o elo entre os serviços oferecidos aos pacientes, ser o porta voz do paciente para suas necessidades de ordem não-assistenciais, facilitar o acesso e circulação em todos os setores pelos quais o paciente precise passar, o conduzindo por todo o “mundo hospitalar”, promovendo agilidade no atendimento e proporcionando uma experiência positiva aos nossos clientes.