Especialidades
Médicas

Alergia e Imunologia

Responsável pelo diagnóstico e tratamento das doenças que afetam o sistema imunológico. Entre elas estão as doenças alérgicas, caracterizadas por reações do organismo a diferentes substâncias, como alimentos, medicamentos, produtos químicos, entre outros. São exemplos dessas enfermidades: asma, rinite, bronquite, etc.
Anestesiologia

É a especialidade médica que proporciona ausência ou alívio da dor e outras sensações aos pacientes que necessitam realizar algum procedimento, como cirurgias ou exames diagnósticos. A especialidade vem a cada dia ampliando suas áreas de atuação, englobando não só o Período Intra-Operatório, bem como os períodos Pré e Pós-Operatórios.
Angiologia

Especialidade médica que trata as doenças que acometem os vasos sanguíneos (artérias e veias) e vasos linfáticos. Atua em conjunto com a cirurgia vascular que se ocupa do tratamento cirúrgico destas doenças.
Bucomaxilofacial

É a especialidade da odontologia que trata as patalogias cirúrgicas da cavidade bucal e dos demais ossos do esqueleto facial, assim como os tecidos que revestem ou envolvem este esqueleto.
Cardiologia

O profissional desta especialidade médica é responsável pelo diagnóstico e tratamento das doenças que acometem o coração bem como os outros componentes do sistema circulatório. Ele atua no diagnóstico de doenças, prescrição de tratamentos e medicamentos, realização de exames clínicos e físicos, além da interpretação de resultados de exames laboratoriais cardíacos, como eletrocardiogramas e ecocardiogramas.
Cirurgia Cabeça e Pescoço

A cirurgia de cabeça e pescoço é uma especialidade cirúrgica que trata principalmente dos tumores benignos e malignos da região da face, fossas nasais, seios paranasais, boca, faringe, laringe, tireoide, glândulas salivares, dos tecidos moles do pescoço, da paratireoide e tumores do couro cabeludo.
Cirurgia do Aparelho Digestivo

A Cirurgia do Aparelho Digestivo é a atividade médica que trata de forma cirúrgica as enfermidades do aparelho digestivo. Existe uma grande lista de patologias que podem ser diagnosticadas e tratadas por um médico desta especialidade, mas entre as mais conhecidas estão as gastrites, úlceras, colites, pancreatites e esofagites.
Cirurgia Geral

Cirurgia geral é a especialidade médica cuja área de atuação compreende: cirurgia abdominal, cirurgia videolaparoscópica e cirurgia do trauma. Esta especialidade médica ocupa-se do estudo dos mecanismos fisiopatológicos, diagnóstico e tratamento de enfermidades passíveis de abordagem por procedimentos cirúrgicos.
Cirurgia Plástica
​​​​​​​
A Cirurgia Plástica é uma especialidade da medicina com ampla área de atuação. Ela visa promover tratamento de patologias, de traumas e melhorar aspectos estéticos dos pacientes por meio de técnicas e procedimentos que podem ser usados em variadas áreas do corpo.
Cirurgia Vascular

​ A Cirurgia Vascular é uma especialidade médica que trata as doenças das artérias, veias e vasos linfáticos. As principais doenças que podem necessitar de intervenções cirúrgicas são aneurismas, obstruções nas artérias das pernas, gangrenas, tromboses, varizes, acidente vascular cerebral por obstrução nas carótidas e miomas.
Clinica Médica

Popularmente conhecido como Clínica Geral, a Clínica Médica ou Medicina Interna, é a especialidade médica que trata de pacientes adultos, atuando principalmente em ambiente hospitalar. Inclui o estudo das doenças de adultos, não cirúrgicas, não obstétricas e não ginecológicas.
Dermatologia

Esta especialidade médica é responsável pelo diagnóstico e tratamento clínicocirúrgico das doenças que acometem o maior órgão do corpo humano: a pele, tendo em média dois metros quadrados de área em um indivíduo adulto. A especialidade engloba ainda as doenças que acometem os anexos cutâneos: cabelos e unhas, bem como as mucosas.
Endocrinologia

É uma especialidade médica que estuda as ordens do sistema endócrino e suas secreções específicas, chamadas de secreções fisiológicas. O endocrinologista atua principalmente no tratamento do câncer, da obesidade mórbida, desordens da glândula hipófise, alterações do ciclo menstrual, tratamento e acompanhamento de pacientes diabéticos e outras doenças relacionadas com a deficiência ou o excesso de suco gástrico.
Gastroenterologia

É a especialidade médica que se ocupa do estudo, diagnóstico e tratamento clínico das doenças do aparelho digestivo. O tratamento cirúrgico de tais patologias é abordado pela Cirurgia do Aparelho Digestivo.
Geriatria

A geriatria é a especialidade que estuda, previne e trata as doenças do idoso. O geriatra vai tratar de ajudar o paciente a ter uma terceira fase da vida com mais vitalidade e resistência possível.
Ginecologia e Obstetricia

A ginecologia literalmente significa a ciência da mulher, mas na medicina é a especialidade que trata de doenças do sistema reprodutor feminino, útero, vagina e ovários. A obstetrícia é o ramo da medicina que estuda a reprodução na mulher. Investiga a gestação, o parto e o puerpério nos seus aspectos fisiológicos e patológicos.
Hematologia e Hemoterapia

Hematologia é a especialidade médica que trata das doenças e terapias relacionadas ao sangue. O médico assim formado está habilitado a diagnosticar e tratar as doenças oncológicas do sangue (como leucemias e linfomas) e também a realizar os diversos procedimentos de tratamento com o uso do sangue (transfusões).
Infectologia

I nfectologia é a especialidade médica que se ocupa do estudo das doenças causada por diversos patógenos como príons, vírus, bactérias, protozoários, fungos e animais. A infectologia também é chamada de doenças infectoparasitárias (DIP) ou moléstias infecciosas e parasitárias (MIP).
Nefrologia

Nefrologia é uma especialidade do âmbito da Medicina Interna que se dedica ao diagnóstico e ao tratamento das doenças do rim. O médico especializado nas doenças do sistema urinário chama-se médico nefrologista.
Neurocirurgia

O neurocirurgião atua, principalmente, nos casos em que os sistemas nervosos central, periférico e autonômico são afetados e uma intervenção cirúrgica se faz necessária não apenas para tratamento, mas também como forma de diagnóstico, avaliação e reabilitação da patologia ou lesão cerebral ou neural.
Neurologia

Neurologia é a especialidade médica que trata dos distúrbios estruturais do sistema nervoso. Especificamente, ela lida com o diagnóstico e tratamento de todas as categorias de doenças que envolvem os sistemas nervoso central, periférico e autônomo, incluindo os seus revestimentos, vasos sanguíneos, e todos os tecidos efetores, como os músculos.
Nutricionista

É o estudo das relações entre os alimentos ingeridos e doença ou o bem-estar do homem. Nutrição é uma ciência ligada à Medicina que requer bastante estudo e conhecimento sobre Bioquímica, Anatomia, Fisiologia e Histologia, mas que também aproxima-se das Ciências Humanas ao ter que considerar as condições sociais, econômicas e psicoemocionais do paciente (ou grupo de pacientes).
Oftalmologia

A oftalmologia é uma especialidade da medicina que estuda e trata as doenças relacionadas à visão, à refração e aos olhos e seus anexos. O médico oftalmologista realiza cirurgias, prescreve tratamentos e correções para os distúrbios de visão.
Oncologia Clínica e Cirúrgica

Oncologia é a especialidade médica que estuda os cancros (tumores malignos) e a forma de como essas doenças se desenvolvem no organismo, buscando seu tratamento.
Ortopedia / Traumatologia

A Ortopedia é a especialidade médica que cuida das doenças e deformidades dos ossos, músculos, ligamentos, articulações, enfim, elementos relacionados ao aparelho locomotor. A Traumatologia é a especialidade médica que lida com o trauma do aparelho músculoesquelético.
Otorrinolaringologia

A otorrinolaringologia é considerada uma das mais completas especialidades médicas do mundo, com características clínicas e cirúrgicas. Seu campo de atuação envolve as doenças do ouvido, do nariz e seios paranasais, faringe ,laringe e cabeça e pescoço.
Proctologista

A proctologia ou coloproctologia é a área da medicina que trata doenças do intestino grosso, reto e ânus. Entre as mais comuns estão as hemorroidas, constipação ou diarréia crônicas, infecções e câncer colorretal.
Pediatria

A pediatria é a especialidade médica dedicada à assistência à criança e ao adolescente, nos seus diversos aspectos, sejam eles preventivos ou curativos.
Pneumologia

Pneumologia é a especialidade da Medicina que estuda e investiga doenças relacionadas com o mecanismo do aparelho respiratório, e toda sua estrutura, incluindo, pulmões (direito e esquerdo), traqueia e brônquios (direito e esquerdo).
Psicologia

Psicologia é a ciência que estuda o comportamento (tudo o que organismo faz) e os processos mentais (experiências subjetivas inferidas por meio do comportamento).
Psiquiatria

A Psiquiatria tem como área de conhecimento o estudo dos transtornos psiquiátricos, em seus aspectos epidemiológicos, diagnósticos e terapêuticos. A presença do psiquiatra na equipe de saúde constitui-se em uma integração essencial e favorável na resolutividade dos problemas relacionados a transtornos mentais.
Reumatologia

A reumatologia é o ramo da medicina que se dedica ao estudo e tratamento das doenças do aparelho locomotor, ou seja, das doenças que afetam os ossos, músculos, ligamentos, tendões, entre as mais conhecidas das doenças reumáticas.
Urologia

Urologia é uma especialidade cirúrgica da medicina que trata do trato urinário de homens e de mulheres e do sistema reprodutor dos homens. Os médicos que possuem especialização nesta área são os urologistas, sendo treinados para diagnosticar, tratar e acompanhar pacientes com distúrbios urológicos.
Vascular

A Cirurgia Vascular é uma especialidade médica que trata as doenças das artérias, veias e vasos linfáticos. As principais doenças que podem necessitar de intervenções cirúrgicas são aneurismas, obstruções nas artérias das pernas, gangrenas, tromboses, varizes, acidente vascular cerebral por obstrução nas carótidas e miomas.